Pluralidade Cultural

 


 

 

 



INTRODUÇÃO

Ao aplicarmos o projeto, titulado Educação e Cidadania, procuramos realizar sua integração com os temas transversais, e chegamos à conclusão que cada item desses temas propõe um forte elo, capaz de integrar o indivíduo a vida social. Segundo Dallari (1998) a cidadania pode ser entendida como um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.
Na abordagem da temática Pluralidade Cultural, o PCN reforça que a educação tem papel importante quanto “ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal”, e que todos têm o dever de exercer a cidadania.

JUSTIFICATIVA

A exclusão social que permeia a sociedade brasileira promove muitas vezes a impossibilidade de acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade a participação na gestão coletiva do espaço público. Cabe a escola, detentora do papel mediador da aprendizagem, expor a importância da cidadania e sua função integradora.

OBJETIVO GERAL

Refletir sobre a importância da educação como mediadora no processo de integração dos diferentes grupos sociais, levando-os a exercer a cidadania.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

CONCLUSÃO

Conclui-se que a discussão proposta no projeto venha conscientizar não apenas os alunos participantes, mas, toda a comunidade sobre a diversidade cultural e seu impacto às vezes discriminante na sociedade. A utilização de documentos e leis propostas pelo PCN de Pluralidade Cultural visa apresentar que todo cidadão tem direitos e deveres que devem ser respeitados. A utilização da tecnologia visa abranger um numero maior de pessoas conscientizadas e que estas também possam agregar ao projeto. Afinal a educação e para todos.

 

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